O fabricante, um subsidiário da Fiat/Chrysler, referiu que se trata de uma medida de precaução e que o problema detectado não causou danos ou ferimentos conhecidos aos seus utilizadores.
A Chrysler avançou com esta medida porque a chave da ignição dos veículos SUV podia ser movida inadvertidamente da posição "on", interferindo no motor, reduzindo a capacidade de travagem e desactivando eventualmente os airbags frontais.
A Chrysler adiantou que aquele problema na ignição podia ser accionado acidentalmente pelo toque ou pressão do joelho do condutor.
O fabricante garantiu que não há registo de ferimentos causados nos condutores pela deficiência detectada nos veículos, sendo a percentagem de reclamações de 0,015 por cento relativamente ao número de veículos chamados à verificação de segurança.
A recolha dos veículos abrange os modelos 2006-2007 do Jeep Commander e o modelo 2005-2007 do Jeep Grand Cherokee, ambos veículos SUV.
A Chrysler alertou os donos daqueles veículos para assegurarem que há espaço suficiente entre os seus joelhos e as chaves, sugerindo também que os condutores não pendurem outros objectos no porta-chaves utilizado para conduzir o veículo.
A recolha surgiu depois da entidade nacional que zela pela segurança rodoviária – National Highway Traffic Safety Administration – ter investigado o sistema de air bags naqueles modelos no seguimento de algumas reclamações relacionadas com a rotação inadvertida da chave de ignição.
Também a General Motors detectou problemas idênticos na ignição, tendo recolhido 2,6 milhões de carros desde Fevereiro para verificações técnicas.
O problema resulta que a chave de ignição pode desligar-se, inadvertidamente, com o carro em andamento, retirando a força do motor e desactivando os airbags em caso de colisão.
Lusa/SOL