"Detido o patriarca dos Espírito Santo” pode ler-se no site do jornal espanhol El País. O artigo contextualiza esta detenção com a operação Monte Branco, o conflito com José Maria Ricciardi e a investigação de que foi alvo em 2012 pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).
A BBC refere que também que Salgado foi detido no âmbito de uma investigação de evasão fiscal e branqueamento de capitais. O canal inglês acrescenta que o ex-líder do banco privado português se voluntariou para prestar declarações na mesma investigação, em 2012.
A agência americana Associated Press refere-se a Ricardo Salgado como sendo ‘um membro proeminente da influente e abastada família Espírito Santo, que tem dirige a dinastia financeira portuguesa desde o século XIX’. Acrescenta ainda que liderou o negócio de família durante mais de 20 anos e deixou o cargo de director executivo no início do mês.
Em França, o Le Figaro contextualiza a detenção de Salgado com sua saída do cargo de direcção do BES e a ‘entrada’ de Victor Bento. O jornal faz ainda alusão às irregularidades do BESI e à ligação com a Rioforte.