China: ajuda a África passou os 200 mil milhões de dólares em 2013

O comércio entre África e a China “ultrapassou os 200 mil milhões de dólares em 2013 pela primeira vez, tornando a China no maior parceiro comercial de África”, anunciou o presidente chinês, Xi Jinping, em Março.

China: ajuda a África passou os 200 mil milhões de dólares em 2013

O crescimento de 44% do Investimento Directo da China em África "é também um testemunho da renovada e infindável vitalidade da amizade sino-africana, do potencial da cooperação e das excelentes perspectivas para a nova parceria estratégica sino-africana", acrescentou o responsável da segunda maior economia mundial, quando recebeu em Pequim o seu homólogo do Senegal, cujo crescimento tem acompanhado o apetite pelos recursos naturais africanos para alimentar o crescimento económico.

Os números do Japão, por seu lado, são inferiores. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico, em 2012 o Japão já tinha dado 1,8 mil milhões de dólares em Ajuda Oficial para o Desenvolvimento e o investimento das empresas japonesas tinha passado os 6,2 mil milhões de dólares no final de 2012.

Na V Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD V), em Junho do ano passado, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, comprometeu-se com uma ajuda financeira de dez mil milhões de dólares (7.670 milhões de euros) a África nos próximos cinco anos, numa tentativa de recuperar terreno sobre a China: actualmente, os chineses têm cinco vezes o volume de trocas comerciais e oito vezes o investimento directo estrangeiro do Japão.

Lusa/SOL