Van Gaal contra os fantasmas do United

Sucessão de Ferguson foi herança pesada para Moyes. Mas o ex-seleccionador holandês conta com um orçamento ilimitado para superar o desafio.

Após 27 anos históricos de Alex Ferguson no comando técnico do Manchester United, David Moyes foi o escolhido na última época para a sucessão, mas fracassou. Só durou dez meses no cargo e conduziu os red devils à pior campanha dos últimos anos. Agora a aposta recaiu em Louis Van Gaal, o treinador holandês que liderou a ‘laranja mecânica’ até às meias-finais do Mundial-2014.

O desafio é gigante: fazer esquecer os últimos dois escoceses que passaram por Manchester e operar uma revolução que coloque o United novamente no trilho do sucesso. Com apenas uma semana de trabalhos, Van Gaal já começou a arrumar a casa. Nada que envolva o esquema táctico da equipa ou o número de jogadores no plantel: exigiu a troca dos relvados do centro de treinos em Carrington, adoptando o mesmo piso de Old Trafford, e que fossem plantadas mais árvores para proteger os campos do vento, segundo o The Guardian.

Conhecido pelo temperamento forte e o rigor dos seus métodos de trabalho, Van Gaal não prometeu conquistas mas garantiu que está preparado para treinar o «melhor clube do mundo».

«Para mim, o desafio é sempre acabar em primeiro lugar. Eu tenho uma filosofia forte. Sir Alex Ferguson também tinha e ganhou muitos títulos. Espero que possa fazer o mesmo», afirmou.

O plantel foi reforçado com o lateral Luke Shaw e o médio Ander Herrera, em operações que custaram cerca de 70 milhões de euros. E mais podem estar para vir: Di María (Real Madrid), Arturo Vidal (Juventus) ou Mats Hummels (B. Dortmund) são alvos. Isto numa altura em que Nani está praticamente fora do baralho e é apontado ao Arsenal.

Mas as saídas do plantel não estão, para já, definidas. «Quero ver o que eles podem fazer e depois podemos vir a comprar mais jogadores. Quero que todos entrem na minha filosofia», explicou o holandês.

O dinheiro não será problema: «Não há orçamento fixo. Financeiramente somos muito fortes. Queremos fazer o que for preciso para ganhar o título». A garantia é dada pelo vice-presidente do clube, Ed Woodward. Muito por culpa do contrato multimilionário assinado com a Adidas: quase mil milhões de euros em dez anos. Van Gaal agradece.