A D. Inércia, a personagem criada pelo banco para uma campanha publicitária, foi um dos alvos. “Até a D. Inércia já tirou o dinheiro do BES”, é uma das piadas que circula, segundo o estudo do E.Life Group, especialista em monitorização de redes sociais. Cristiano Ronaldo, o rosto principal da publicidade do banco, também não escapa: “CR7 acaba de ganhar o prémio de melhor futebolista do mundo associado a marca com maior prejuízo financeiro”.
O Facebook (38%) e o Twitter foram os dois veículos mais utilizados pelos internautas. Ainda num registo anedótico, um dos twits mais ‘retwitados’ foi: “A crise do BES está a destruir o plantel do Benfica. Ricardo Salgado já merecia um Dragão de Ouro”.
Seja nas piadas ou na análise ‘séria’ do caso BES nas redes sociais, o ‘buzz’ tem em Ricardo Salgado o principal rosto. É ele o sujeito principal de 32,45% dos comentários. Segue-se o novo administrador, Vítor Bento, que do BES transitou para o Novo Banco. São 9,59% dos posts que o referem como assunto. Os estilhaços da crise no BES Angola (3,67%) e na Portugal Telecom (7,45%) ocupam também uma parte considerável dos comentários registados. A desvalorização das acções e notícias relacionadas com a Bolsa de Lisboa deram uma fatia 18,1% do ‘buzz’ virtual.