O curso pretende "promover a formação de autores que pretendam definir uma prática cinematográfica singular", quer no âmbito da ficção como do documentário, do filme-ensaio ou do cinema experimental, divulgou a ESAD.CR.
A pós-graduação vai ser ministrada por um corpo docente ligado ao cinema e que conta, entre outros, com o realizador João Salaviza, o director de som Vasco Pimentel e o programador Miguel Valverde.
Em comunicado, a escola assegura que a pós-graduação "garantirá um treino específico de competências" em vários domínios da produção cinematográfica e que os estudantes serão desafiados a realizar um filme.
A expectativa da coordenadora do curso, Susana Duarte, é que "os filmes dos estudantes possam vir a interessar produtores e programadores de festivais", já que ao longo da pós-graduação serão realizadas sessões de apresentação a especialistas convidados.
Citado numa nota enviada às redacções o realizador João Salaviza admite uma "expectativa alta" em relação ao curso.
A escola pretende incentivar o diálogo com cineastas, artistas e investigadores convidados, através da organização de eventos com conferências, seminários, workshops, master classes e projecções comentadas de filmes.
A pós-graduação diferencia-se, ainda, pelas parcerias com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, e as produtoras Terratreme Filmes e O Som e a Fúria.
As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 8 de Setembro e podem ser realizadas online em www.candidaturas.ipleiria.pt.
A Escola Superior de Artes e Design integra o Instituto Politécnico de Leiria e ministra os cursos superiores de Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Industrial, Design de Produto – Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia, Teatro, Som e Imagem.
Disponibiliza ainda mestrados em Artes Plásticas, Teatro, Design de Produto, Design Gráfico, Design de Tipografia e Gestão Cultural.
Lusa/SOL