As novidades da 1.ª Liga

Saiba o que muda na época 2014/15 do principal escalão do futebol português:

18 clubes
Depois de oito épocas com o campeonato a disputar-se entre 16 equipas e 30 jornadas, a Assembleia Geral da Liga aprovou o regresso do Boavista ao principal escalão do futebol português em 2014/15. Os quadros competitivos foram reformulados e a 1.ª Liga alargada, passando a contar com 18 equipas e 34 jornadas.

Novos árbitros
Tiago Martins (Lisboa) e Fábio Veríssimo (Leiria) foram promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol à primeira categoria da arbitragem nacional. Em sentido inverso, Hugo Pacheco (Porto) e Rui Silva (Vila Real) foram despromovidos. Pedro Proença mantém-se no topo da hierarquia dos homens do apito.

Maioria mudou de treinador 
São onze as equipas que vão dar o pontapé de saída no campeonato com um novo treinador. Dos três ‘grandes’, só o Benfica manteve a equipa técnica da última época. E só mais seis clubes recusaram aderir à ‘dança ,das cadeiras’: Arouca, Belenenses, Boavista, Gil Vicente, Nacional e Vitória de Guimarães.

Concentração a Norte
Das 18 equipas que vão disputar a 1. ª Liga, 10 estão concentradas no Norte do país. O segundo maior contingente está localizado na região de Lisboa, com cinco clubes. Os restantes estão distribuídos pela Madeira (Nacional e Marítimo) e Coimbra (Académica). Com a descida de divisão do Olhanense, a zona Sul deixa de estar representada no mapa do campeonato.

Boavista
Depois de seis anos pelas divisões inferiores, os ‘axadrezados’ ganharam na secretaria o direito de regressarem ao convívio dos ‘grandes’. A batalha judicial durava já desde 2008, quando o Boavista foi punido com a descida de divisão devido ao processo ‘Apito Final’. Petit, antigo jogador do clube, é o técnico que vai liderar a equipa. O objectivo passa pela manutenção.

Penafiel
Outro clube de regresso, neste caso oito anos depois da última participação. E com um plantel formado quase na totalidade por portugueses. Apenas um jogador do plantel, o avançado Mbala, nasceu além-fronteiras (Zaire) – mas tem dupla nacionalidade, já que cumpriu a formação no clube nortenho.

Moreirense
Esta será a quarta presença da equipa de Moreira de Cónegos na primeira divisão. Os campeões da 2.ª Liga contam com 15 reforços para assegurar a manutenção.

hugo.alegre@sol.pt