Juros de Portugal caem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam hoje a aliviar a dois, cinco e dez anos, no dia em que o Tesouro emite dívida de curto prazo, a três e seis meses, num montante até 1.000 milhões de euros.

Cerca das 9h30, os juros da dívida portuguesa a dois anos caíam para 0,655%, abaixo dos 0,685% verificados na sessão anterior.

Na maturidade a cinco anos, os juros da dívida portuguesa negociavam-se no mercado secundário a 1,864%, quando na sessão de terça-feira se transaccionavam a 1,894%.

A dez 10 anos, os juros também caiam, mas para os 3,365%, contra 3,409% observados na sessão anterior.

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública efectua hoje dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades em Novembro de 2014 e em agosto de 2015.

O montante indicativo global para esta colocação de dívida de curto prazo situa-se entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros.

Na Espanha, Irlanda e na Itália os juros da dívida soberana estão hoje a aliviar em todos os prazos.

Dublin terminou oficialmente, a 15 de Dezembro passado, o programa de ajustamento solicitado em 2010 à 'troika', no valor de 85 mil milhões de euros, enquanto a Espanha colocou na terça-feira dívida de curto prazo a taxas de juro em níveis historicamente baixos.

Na Grécia, entretanto, os juros nas maturidades dos cinco e dez anos estavam igualmente a cair.

Lusa/SOL