A moda correu rapidamente entre rostos conhecidos dos portugueses e também a APELA, fundada em 1997 para promover a divulgação e conhecimento mais aprofundados da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – doença neurológica degenerativa, progressiva e rara, em que os neurónios que conduzem a informação do cérebro aos músculos do nosso corpo, passando pela medula espinhal, morrem precocemente, fazendo com que os músculos que nos fazem mexer fiquem mais fracos –, sensibilizou os portugueses com a campanha Balde de Água Gelada.
Os donativos, avança Conceição Pereira, da associação, renderam já cerca de cinco mil euros. Servirão para a associação apoiar os pacientes com fisioterapia, apoio psicológico, informativo, empréstimo de ajudas técnicas (como cadeiras de rodas e camas eléctricas, por exemplo), para a realização de cursos de formação de cuidadores domiciliários e para projectos que precisam de financiamento para continuarem, como o projecto Mine – que investiga em larga escala o genoma de doentes e casos de controlo da ELA ou a criação de equipas de cuidados domiciliários.
"É uma bênção. Estamos muito comovidos e agradecidos, eu e toda a organização da APELA, pela generosidade dos portugueses", expressa Conceição Pereira, adiantando que empresas como a Superbock e a Moviflor de Alfragide já aderiram ao balde gelado.
Para saber mais sobre a campanha, visite a página da APELA: www.apela.pt