Quando ocorrer o próximo sismo de grandes dimensões em Lisboa – uma certeza científica, segundo os especialistas, que avisam que poderá verificar-se um tremor de terra a qualquer momento -, grande parte dos hospitais públicos, escolas e até ministérios não deverá resistir.
Em maio de 2014, o SOL publicou um artigo onde 13 especialistas em medidas anti-sísmicas alertavam para a necessidade urgente do reforço anti-sísmico dos edifícios.
Empresários que exploram circuitos turísticos com ‘tuk tuk’ admitem avançar com manifestações em frente à Câmara de Lisboa, se esta não recuar na intenção de limitar o horário e o número daqueles veículos a circular na cidade.
Uma cimeira histórica em Paris, numa maratona de encontros decisivos entre 150 chefes de Estado e negociadores, com um objetivo, no mínimo, ambicioso: alcançar finalmente, e após 20 anos de negociações infrutíferas, um compromisso à escala global que resulte em medidas legislativas concretas para conter a temperatura média à superfície da terra abaixo dos 2ºC…
Apesar de estar prevista a integração de 130 profissionais especializados em busca e salvamento nas 31 estações salva-vidas existentes na costa portuguesa, o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) apenas tem nos seus quadros 68. “Faltam mais de metade dos profissionais necessários”, denuncia Serafim Gomes, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações e Juntas Portuárias.
Natural de Montemor-o-Novo, Capoulas Santos é um dos ministros do novo Governo com mais experiência política na sua área. Aos 64 anos, assume a pasta da Agricultura depois de uma década no Parlamento Europeu, onde acompanhou de perto dossiês da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, sendo reconhecido pelos seus pares pelo conhecimento profundo das pastas…
João Pedro Matos Fernandes tem 47 anos e é natural de Águeda. Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, em 1991, concluiu o mestrado em Transportes, quatro anos mais tarde, no Instituto Superior Técnico. Foi nessa área que trabalhou na sua passagem pela Comissão de Coordenação da Região Norte, entre 1990 e 1995.
A Quercus denunciou hoje a existência de efluentes industriais “que vertem diretamente para uma linha de água, sem qualquer tipo de tratamento”, em Vale Salgueiro, no Outeiro Seco (Chaves).
Dez redes de pesca utilizadas normalmente em rios, conhecidas por botirões, para capturar meixão – enguia bebé que atinge entre 200 e 300 euros por quilo no mercado ilegal –; 90 para pescar enguia adulta e 20 artefactos para fundamento das redes. É este o saldo de uma operação concertada entre o Serviço de Proteção…
A GNR está a criar a primeira equipa de cães especializados em detetar veneno, num projeto pioneiro em Portugal, o Life Imperial. O objetivo do treino das “três equipas cinotécnicas especializadas na deteção de veneno”, esclarece a GNR em comunicado, é proteger a águia imperial, classificada como a sétima ave de rapina mais ameaçada do…