Este é um dos casos de sucesso entre tantos portugueses que conquistaram júris internacionais. Também a Igreja da Boa Nova, em Cascais, um projecto dos arquitectos Filipa Roseta e Francisco Vaz Monteiro, conquistou no mês passado um prémio internacional de arquitectura promovido pelo IFRAA/AIA e pela revista Faith&Form.
O mesmo projecto já tinha vencido o prémio internacional 'Abitare il Mediterraneo – L'architettura religiosa per l'integrazione culturale'.
Ainda este ano o percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo, em Lisboa, da autoria do arquitecto João Pedro Falcão de Campos, foi o grande vencedor do FAD Arquitectura 2014 – Prémio Fomento de las Artes y del Diseño (FAD).
Em Julho o atelier FORA, fundado em Atenas em 2009 pelos arquitectos portugueses João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo, foi o grande vencedor do concurso para a renovação da Praça Central de Plovdiv, na segunda maior cidade da Bulgária.
Óscar da arquitectura
Em Maio o atelier Guedes Cruz Arquitectos, dirigido pelos arquitectos José Guedes Cruz, César Marques e Marco Martinez Marinho, recebeu em Nova Iorque o prémio do melhor projecto a nível mundial nas categorias Institucional/Saúde e Bem-Estar, no âmbito dos A+Awards, conhecidos como os 'Óscares da arquitectura', atribuídos anualmente pelo Architizer.
Em Abril, o arquitecto português Nuno Montenegro foi um dos premiados com o Plantinum A'Design Award. O projecto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja, do arquitecto português ganhou na categoria A' Architecture, Building and Structure Design Award 2013-2014.
Já em Março foi anunciado que duas das escolas secundárias mais bonitas do mundo estão em Portugal. A Escola Emídio Navarro, em Almada, ficou em 4.º lugar e a Braamcamp Freire, em Odivelas, na 13ª posição, num ranking de 30 escolas de todo o mundo. Esta classificação foi atribuída pelo site norte-americano Best Education Degrees.
Em Janeiro deste ano, dos 11 projectos portugueses nomeados para os BOTY'2014 – Edificío do Ano, prémios internacionais da revista de arquitectura ArchDaily, quatro saíram vencedores:o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, do arquitecto Luís Rebelo de Andrade, o Chalé das Três Esquinas, do arquitecto Tiago do Vale Arquitectos, o projecto da Escola Secundária Braancamp Freire, em Lisboa, dos arquitectos Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, do atelier CVDB Arquitectos, e o Alcácer do Sal Residences, dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus.
Ainda no início do ano o atelier português Saraiva + Associados (S+A), do arquitecto Miguel Saraiva, ficou pelo terceiro ano consecutivo no ranking mundial de arquitectura WA100 – World Largest Architecure Practices. O S+A ocupa a 122.ª posição no ranking geral e o 5º lugar em África na edição de 2014 da WA100 e é o único atelier português a constar neste ranking.
No final de 2013 o projecto Enclosing Landscape, da equipa dos estudantes de arquitectura portugueses Ana Bruto da Costa, Joana Gonçalves e João Moreira, foi o vencedor da 3ª Edição dos prémios IS ARCH Awards.