Aranhas voltam a ‘atacar’ automóveis nos Estados Unidos

Parece brincadeira, mas não é uma situação inédita nos Estados Unidos. A Suzuki acaba de anunciar que 19 mil carros do seu modelo Kizashi deverão ser levados a uma oficina, porque podem ser afectados por uma aranha que gosta de fazer teias no sistema de ventilação e escape dos motores.

A aranha Cheiracanthium inclusum (aranha amarela de saco) não é incomodada pelos vapores libertados pelos motores ou pela própria ventilação do tanque de gasolina, sendo atraída por essas tubagens para fazer a sua teia em forma de saco.

Já em Abril deste ano também outra marca de automóveis japonesa, a Mazda, anunciou a recolha de 42 mil automóveis do modelo 6 devido ao mesmo problema. E em 2011 outros 65 mil Mazda 6 tinham sido chamados às oficinas para resolver a situação.

Apesar de afectar menos condutores, o caso da Suzuki é mais complexo, uma vez que a marca deixou de estar presente no mercado americano no final de 2012. A construtora vai avisar os cerca de 19 mil donos do modelo familiar Kizashi do problema, aconselhando-os a procurarem uma oficina especializada.

Nunca houve casos de acidentes provocados por este problema, mas várias dezenas de carros sofreram rachas nos motores ou no tanque de gasolina devido à pressão causada pela libertação insuficiente de fumos ou vapores. Quanto à aranha, é venenosa e a sua picada provoca dores, inchaço, comichão e até mesmo necrose dos tecidos, demorando o efeito do veneno mais de uma semana a passar.

emanuel.costa@sol.pt