Cerca das 09h30 de Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dois anos subiam para 0,791%, acima dos 0,766% da sessão de quarta-feira, depois de terem descido até aos 0,664% a 5 de Agosto, o valor mais baixo alguma fez registado.
Os juros na maturidade dos cinco anos subiam igualmente no mercado secundário de dívida para 1,697%, contra os 1,681% da sessão anterior.
No prazo a dez anos, os juros negociavam-se a subir para 3,025%, acima dos 3,020% do dia anterior e depois de terem renovado os mínimos na sessão de terça-feira, ao caírem para os 3,001%.
O Governo apresenta hoje à Assembleia da República e à comunicação social o segundo orçamento rectificativo deste ano, que não contempla mais impostos para compensar os 'chumbos' recentes do Tribunal Constitucional.
Já os juros da dívida soberana da Grécia subiam a cinco e dez anos, respectivamente, os únicos prazos disponíveis, enquanto em Espanha subiam a dois e cinco anos e desciam para mínimos históricos a 10 anos.
Os juros na Irlanda aliviavam a dois anos, subiam a cinco anos e caiam a 10 anos, igualmente para mínimos históricos.
Na Itália, os juros negociados no mercado secundário de dívida, subiam a dois e cinco anos, mas caíam para mínimos históricos na maturidade dos 10 anos.
Lusa/SOL