O encontro, que integra mais de 40 debates e ateliês sobre temas tão variados como o BES, o euro, a Europa, ambiente ou cultura, é a Universidade de Verão do BE, assumindo-se como "o maior fórum de ideias e debates" organizado pelo movimento.
O Socialismo 2014 vai decorrer, ao longo de três dias, na Escola Secundária Gabriel Pereira e começa, às 22:00 de hoje, com a sessão intitulada "Do que é que a esquerda não pode abdicar", em que intervém um dos coordenadores bloquistas, João Semedo, bem como Luís Moita e Inês Barbosa.
A iniciativa, segundo o BE, marca "o início do novo ano político" para o partido e, além de João Semedo, inclui também uma intervenção da outra coordenadora, Catarina Martins, na sessão de encerramento, às 16:00 de domingo.
Ao longo do fim-de-semana, de acordo com o programa, consultado pela agência Lusa, o fórum vai juntar "dezenas de especialistas, investigadores e académicos" em mais de 40 debates e ateliês.
Os novos debates económicos em curso na Europa, a austeridade, o 'caso' BES, o euro, ambiente, cultura e direitos sociais e laborais são temas em foco.
No encontro, realçou o BE, participam três convidados internacionais, nomeadamente Georgios Katrougalis, do partido grego de esquerda Syriza, Miguel Urban, do partido espanhol Podemos, e a investigadora francesa Catherine Samary.
Com o fórum Socialismo 2014 em Évora, o BE é o primeiro partido a regressar em pleno ao activo após as férias de verão.
Exceptuando a Festa do Pontal do PSD, momento político a meio de Agosto onde nos últimos anos tem intervindo o líder do partido, o final do mês e o começo de Setembro marcam o regresso em pleno dos partidos após as férias de verão.
Este ano, em termos de universidades de verão partidárias, o PS não realiza a sua (num momento em que António José Seguro e António Costa disputam a liderança do partido), enquanto a do PSD decorre entre 1 e 7 de Setembro, em Castelo de Vide.
O PCP organiza a tradicional Festa do Avante!, entre 5 e 7 de Setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal, e o CDS-PP marca a 'rentrée' com um encontro de militantes, de 11 a 14 de Setembro, em Peniche.
Lusa/SOL