Número de clientes do mercado livre de electricidade aumenta 2,5%

O número de clientes do mercado livre de electricidade aumentou 2,5% em Julho face ao mês anterior, e subiu 60% desde Julho do ano passado, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o resumo mensal da ERSE, o mercado liberalizado ganhou mais 72 mil clientes em Julho face ao mês anterior, acumulando 2.976 mil clientes.

Ainda assim, o crescimento registado no mês de Julho foi inferior ao registado no mês anterior e ficou aquém da taxa média mensal de crescimento de cerca de 4%, registada desde Julho de 2013.

Em termos de consumo, o incremento em Julho foi de cerca de 0,6%, situando-se 0,1 pontos percentuais abaixo da variação registada no mês anterior, segundo a informação do regulador do mercado.

Já em termos homólogos, o consumo no mercado livre de electricidade cresceu cerca de 17%, o que corresponde a uma taxa média mensal de 1,3% no período.

De acordo com a ERSE, o mercado livre representou quase 79% do consumo total em Portugal Continental em Julho.

Em termos de segmentos, quase todos os grandes consumidores estão já no mercado livre. Já no segmento dos consumidores domésticos, o consumo em mercado livre já ultrapassa os 53% do total do segmento.

Em Junho de 2014, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (cerca de 86% do total de clientes) e em consumos (mais de 45% dos fornecimentos no mercado livre).

Lusa/SOL