Actualmente, a União de Cooperativas de Lacticínios dos Açores envia os seus produtos – sobretudo Queijo da Ilha e Queijo São Jorge DOP, bem como leite – para 16 mercados. E o objectivo para este ano é chegar aos 22, passando ainda a incluir a China, os Emirados Árabes Unidos ou a Colômbia.
“Em termos de facturação, passaremos a contar com cerca de 10% do seu valor gerado através dos mercados externos. Temos assistido a um crescimento muito interessante deste indicador e com bastante sustentação ao longo dos últimos anos, que decerto se manterá”, revela ao SOL a directora de marketing da Lactaçores, Andreia Santos.
E detalha que EUA, Canadá e França são os melhores mercados internacionais da cooperativa.
Em 2013, a Lactaçores, que emprega 50 colaboradores, facturou 68 milhões de euros, montante que deverá crescer 3,5% este ano.
Amanhã, e para festejar o seu 10º aniversário, a cooperativa inaugura uma nova unidade logística na sua plataforma em Vila Franca de Xira, resultante de um investimento de 1 milhões de euros.
Estará vocacionada para a distribuição de produtos em Portugal Continental e permitirá duplicar a triplicar – em termos de litros e de quilos armazenados – a capacidade inicial.