Segundo a GNR, as acções de sensibilização pretende alertar para as diversas matérias de segurança relativas ao ambiente escolar, nomeadamente para as regras de trânsito, trajecto de ida e regresso da escola e transporte de crianças em veículos automóveis.
A Guarda Nacional Republicana aconselha os encarregados de educação a conhecer o horário escolar do filho, os percursos utilizados, os nomes e os contactos dos colegas mais próximos e os locais onde costuma brincar.
Entre os conselhos, a GNR recomenda ainda aos pais a falar regularmente com os filhos para saber se algo de estranho se passa e para que tenham especial atenção ao transporte das crianças, fazendo-o "sempre no banco de trás com cinto de segurança ou com sistema de retenção adequado".
Durante a operação, a Guarda Nacional Republicana vai ainda divulgar o programa Escola Segura e apresentar os militares responsáveis por cada escola, com a distribuição do número de contacto dos núcleos Escola Segura.
No último ano lectivo, a GNR mobilizou 14.846 militares que realizaram 9.109 acções de sensibilização no meio escolar, abrangendo 730.223 alunos dos diversos estabelecimentos de ensino da área de acção da GNR.
Lusa/SOL