Hollande figura como o primeiro chefe de Estado a visitar o Iraque desde que os extremistas do EI tomaram, há três meses, vastas zonas do país.
O avião em que viajou transportou 15 toneladas de ajuda humanitária, a qual deverá ser entregue na capital curda de Arbil, no norte do Iraque, onde se deslocará ao final do dia, depois dos encontros, em Bagdade, com o seu homólogo iraquiano, Fuad Masum, e com o primeiro-ministro, Haïdar al-Abadi.
Hollande faz-se acompanhar pelo chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, e pelo ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
Na próxima segunda-feira, dia 15, Paris acolhe uma conferência internacional sobre a paz e a segurança no Iraque, a qual vai "reunir os parceiros internacionais e regionais que partilham esse objectivo [paz e segurança] e que contribuem para a sua realização", segundo anunciou, esta semana, o Eliseu.
"Tendo em vista a conferência, o Presidente vai efectuar uma visita ao Iraque a 12 de Setembro. Vai apresentar às autoridades iraquianas o apoio de França para lutar eficazmente contra os terroristas do Daech (sigla do Estado Islâmico em árabe), para proteger as populações civis e para restabelecer o Estado de direito em todo o território", precisava a nota presidencial emitida na passada terça-feira.
Lusa/SOL