Equipa de Eduardo Stock da Cunha no Novo Banco está completa

Eduardo José Stock da Cunha, 51 anos, antigo-directivo do Banco Santander Totta e actualmente do Lloyds, foi o homem escolhido pelo Banco de Portugal para substituir Vítor Bento

Equipa de Eduardo Stock da Cunha no Novo Banco está completa

Com Stock da Cunha entraram três novos administradores: Jorge Freire Cardoso (administrador financeiro). Vítor Fernandes e José João Guilherme

O gestor aceitou o desafio que lhe foi apresentado durante a semana passada pelo supervisor, na sequência da intenção manifestada pela equipa de gestão liderada por Vítor Bento de renunciar aos cargos que desempenhavam na entidade.

No Banco de Portugal terá pesado na escolha de Stock da Cunha este ser um banqueiro e não apenas um macroeconomista, como era o perfil de Bento.

Stock da Cunha é um especialista em banca corporativa, especializado em operações financeiras e com experiência internacional e vai, agora, abraçar o desafio que o Banco de Portugal, com o acordo do Governo, lhe lançou para ultrapassar o pedido de saída da gestão do Novo Banco apresentado também na semana passada por Vítor Bento (presidente), José Honório (vice-presidente) e João Moreira Rato (administrador financeiro).

A preparação da venda do Novo Banco é a missão que o responsável vai ter nos próximos tempos. O banqueiro esteve nos últimos dias dedicado à escolha da equipa que vai passar a liderar na instituição financeira resultante da cisão do Banco Espírito Santo (BES).

Durante 20 anos trabalhou no Santander com António Horta Osório – fizeram parte da equipa fundadora do banco em Portugal.

Em Outubro de 2013, Horta Osório convidou Stock da Cunha para o Lloyds, em Londres.

A entrada de Stock da Cunha vem na sequência da saída de Vítor Bento, confirmada no sábado.

SOL