Foi uma aula de pilotagem de Rossi. Da terceira posição da grelha de partida à liderança logo no início, o italiano de 35 anos mostrou ao jovem Marc Márquez que a alcunha de “Doutor” não é por acaso.
Depois de um duelo incrível com o espanhol, o heptacampeão mundial aproveitou-se de um erro do actual líder do campeonato para interromper a hegemonia da Honda na temporada e facturar em casa a sua primeira vitória no ano – o último triunfo tinha sido em Assen, em Julho de 2013.
Rossi concluiu as 28 voltas ao circuito Marco Simoncelli em 44.14,586 minutos, impondo-se aos espanhóis Jorge Lorenzo (Yamaha) e Dani Pedrosa (Honda), segundo e terceiro da geral, respectivamente.
O líder do Mundial, que nas 12 provas disputadas antes de São Marino só tinha ficado fora do pódio uma vez – quarto no GP da República Checa –, conseguiu ainda recuperar algumas posição mas não foi além do 15.º posto.
A cinco provas do final do campeonato, Marc Márquez mantém a liderança, com 289 pontos, mais 74 do que o seu compatriota Dani Pedrosa, segundo, e mais 75 do que o italiano Valentino Rossi, terceiro.
Eis Rossi a celebrar a vitória. e o primeiro piloto a chegar aos 5 mil pontos na carreira.
#MotoGP @ValeYellow46 Happy to be back on top #BackInFirst #Misano #Rossi5000 http://t.co/roLtCKYkhL pic.twitter.com/MljGaWZ0qx
— MotoGP™ (@MotoGP) September 14, 2014
Fantastic win for you Valentino @ValeYellow46 #MisanoMagic #MotoGP you showed the "kids" how it's done today on @FOXSports1
— Mario Andretti (@MarioAndretti) September 14, 2014
SOL