A Nespresso entrou na casa dos portugueses em 2003 e desde então abriu 13 lojas de Norte a Sul do país. A marca ajudou a mudar os hábitos de beber café no país e está agora a crescer em novos segmentos. A hotelaria, as empresas, as encomendas através de aplicações em smartphones e até o fornecimento de jactos particulares são as apostas mais recentes.
Apesar de não divulgar números de vendas e de quota de mercado, o director-geral da Nespresso Portugal, Francisco Nogueira, faz um balanço “muito positivo” do primeiro semestre.
Em entrevista ao SOL, frisa que Portugal é um dos mercados prioritários para a marca de origem suíça. “Continuamos a apostar no mercado português e a prova disso é o investimento realizado no final de 2013 com o lançamento do projecto-piloto Nespresso Cube, em Oeiras, e a abertura de duas novas boutiques em 2014”.
Em Agosto foi inaugurada uma loja no Algarve Shopping e no passado dia 10 abriu um novo espaço em Vila Nova de Gaia, no Arrábida Shopping. E as aberturas podem não ficar por aqui. “Vamos continuar atentos a novas oportunidades”, adianta.
O plano de expansão enquadra-se na estratégia do grupo. “As boutiques Nespresso são, e serão sempre, as principais montras do universo da marca”, salienta. “Contudo”, continua, “queremos ir mais além e estender esta experiência a todos os nossos canais de vendas”.
Para tal, a Nespresso tem apostado nas soluções mobile e online. Estas plataformas permitem aos consumidores encomendarem as cápsulas da marca via internet, através do site ou de uma aplicação para smartphones.
As novidades para este ano podem incluir novas áreas de negócio. “Queremos estar onde os nossos clientes estão e para isso continuaremos a oferecer serviços pensados à medida das necessidades dos nossos consumidores. Também aqui poderemos ter novidades até ao final do ano”, revela Francisco Nogueira, sem avançar com mais pormenores.
Hotéis de charme na mira
Depois de ter conquistado o mercado doméstico, a Nespresso decidiu explorar novos caminhos. Começou a apostar no canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e no segmento empresarial.
O balanço? “ Foi escolhida por mais de 700 chefs galardoados com estrelas e tem acordos celebrados com mais de 15 cadeias de hotéis de luxo internacionais, incluindo o Club Med, Hilton Worldwide, The Ritz-Carlton, SAS Radisson”, conta o responsável.
A marca tem apostado igualmente nos hotéis de charme, bem como noutras vertentes do turismo. “Temos acordos com 15 das principais companhias aéreas e com mais de 3.000 jactos particulares”, detalha.
A Nespresso também decidiu acompanhar os portugueses até ao local de trabalho. No segmento empresarial tem parcerias para fornecer café em “algumas das principais multinacionais” na saúde, no sector automóvel e indústria.
Francisco Nogueira adianta que a Nespresso quer “continuar a inovar ao nível das máquinas, acessórios e café” e promete novidades “em todas estas categorias” até ao final do ano.