Escócia: O referendo à independência também divide as estrelas da música

Apenas 8% dos britânicos são escoceses, mas o pedaço mais a norte do Reino Unido é também um dos principais exportadores de música pop, rock e electrónica. Descubra como vão votar Alex Kapranos (Franz Ferdinand), Annie Lennox (Eurythmics) e Rod Stewart.

Franz Ferdinand

A banda de Alex Kapranos, um dos maiores êxitos do pop rock da primeira década do milénio, participou activamente na campanha pelo Sim, encabeçando o cartaz de um concerto pro-independentista, no passado domingo, em Edimburgo.

Simple Minds

Jim Kerr, líder da banda pop escocesa que alcançou êxito internacional nos anos 80, tem-se fechado em copas quando questionado sobre o referendo.

Annie Lennox

A vocalista dos Eurythmics, uma das mais bem-sucedidas bandas pop dos anos 80, é favorável à independência.

Shirley Manson

A bomba ruiva líder dos norte-americanos Garbage vai votar contra a independência.

Rod Stewart

Apesar de ter nascido e sido criado em Londres, considera-se escocês de gema. Declarou-se favorável à manutenção no Reino Unido.

The Proclaimers

Os gémeos escoceses Charlie e Craig Reid lideram desde 1983 a banda que por cá ficou mais conhecida com I’m Gonna Be (500 Miles). Defendem a independência.

Dave Maclean (Django Django)

O líder escocês da banda indie londrina declarou ao Guardian que vai votar Sim.

Calvin Harris

O super DJ escocês recusou revelar a sua posição quando, no início do ano, foi questionado sobre o apelo do inglês David Bowie, em plena cerimónia dos Brit Awards, à manutenção da Escócia no Reino Unido.

The Jesus and Mary Chain

Não se conhece a posição da banda dos irmãos Jim and William Reid face ao referendo, mas o grupo post-punk integra uma colectânea de música escocesa que foi lançada nas últimas semanas e que é vista como um instrumento da campanha pelo Sim.

Mogwai

Nome maior do post-rock alternativo, fazem activamente campanha pelo Sim.

  

pedro.guerreiro@sol.pt