"Gus & eu – A história do meu avô e da minha primeira guitarra" é um álbum ilustrado biográfico de Keith Richards, de 70 anos, com ilustrações de uma das filhas, Theodora Richards, e nele recorda a influência que o avô Theodore Augustus Dupree teve na aproximação à música durante a infância.
No livro, Keith Richards faz um elogio à relação entre avós e netos e celebra "os talentos artísticos da família [do músico] ao longo de várias gerações", lê-se na página oficial do guitarrista.
Em entrevista este mês à publicação Harper's Bazaar, Keith Richards explicou que a ideia do livro foi-lhe proposta depois de ter publicado a biografia "Life", em 2010, que continha algumas memórias que dariam "bons livros para crianças".
Avô de cinco netos, Keith Richards admitiu que foi o avô Gus que o fez apaixonar-se pela música e a escolher a guitarra como instrumento para toda a vida.
"Gus & eu", cuja história foi escrita por Keith Richards em parceria com Barnaby Harris e Bill Shapiro, saiu no início de Setembro em língua inglesa, chegando em Outubro ao mercado português pela editora Jacarandá, recentemente criada no grupo Presença.
A tradução é de Maria da Fé Peres.
Keith Richards actuou este ano em Portugal com os Rolling Stones, no festival Rock in Rio Lisboa.
Lusa/SOL