5 formas de lidar com um mau corte de cabelo

Há quem se arme em aventureiro/a e deicida fazer um corte de cabelo radical. Oustras vezes é o próprio cabeleireiro que decide soltar o seu lado criativo. O pior disto tudo é que passados alguns dias, já não se consegue ver ao espelho e vai a correr comprar o maior gorro que houver na loja ao lado. 

Se for homem, tem bom remédio: Rape o cabelo. Se for mulher e achar que não fica muito bem de cabeça rapada, o caso torna-se mais complicado. 

O site da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey fez uma lista com uma solução para cada tipo de problema capilar. O SOL 'aproveitou a deixa' e deixa-lhe as principais dicas para conseguir disfarçar um mau corte de cabelo:

Problema: Cabelo demasiado curto

Solução: Toca a investir num alisador. Vai ajudar a esticar o cabelo e a deixá-lo brilhante. Se mesmo assim achar que ele continua demasiado curto, tente juntar alguns trocos e faça umas extensões. Assim é garantido que o problema fica resolvido.

Problema: Demasiadas camadas

Solução: Se o seu cabelo parece ter partes com diferentes espessuras, existem várias soluções. Para os cabelos que parecem ter partes espigadas, o ideal é encaracolar as pontas ou esticá-las para dentro. Pode também optar por usar uma bandolette para tentar disfarçar a ilusão de cabelo seco e sem forma ou puxar todo o cabelo e prendê-lo atrás com um travessão, sem deixar fios de fora. Para os que parecem ter partes mais espessas, tente esticá-las de forma a parecerem mais uniformes.

Problema: Uma franja indesejada

Solução: Vamos dar graças à existência de acessórios! A já mencionada bandolette ajuda a prender a franja atrás. Mas se não gosta de se ver assim recorra aos ‘ganchinhos’. Assim pode prendê-la quer de lado quer no topo da cabeça. Dá mais trabalho, mas pode também optar por esticar a franja para o lado com um alisador, tentando ‘misturá-la’ com o resto do cabelo enquanto ainda está quente.

Problema: Comprimentos diferentes

Solução: Afaste-se as tesouras. Ainda transforma algo mau, numa coisa horrível. E deixe o alisador em paz: Esticar o cabelo só vai evidenciar as diferenças de comprimento. Se não tem ondas naturais, tente usar um ferro para encaracolar algumas partes, tentando uniformizar o comprimento e disfarçar imperfeições. Mas o melhor mesmo é ligar para o seu cabeleireiro e exigir que façam um ‘acerto’ capilar. 

Problema: Não é o seu estilo

Solução: Se foi vítima da ‘visão artística’ do seu cabeleireiro, deve contactar o proprietário do salão e exigir uma ‘rectificação’. Não tenha medo de dizer o que pensa. Está a pagar por um serviço e tem que sair satisfeita do estabelecimento. Para que não volte a acontecer um problema deste género, lembre-se de levar imagens do corte de cabelo que pretende e de enfatizar durante a marcação o que pretende. Até fazer a marcação, use um rabo-de-cavalo para tentar disfarçar o corte ‘extravagante’ – sempre dá um ar mais uniforme ao cabelo.

joana.alves@sol.pt