15 alimentos que estimulam o sistema imunitário

No Outono, as ‘oscilações de humor’ da meteorologia – para além de nos enlouquecerem – fazem com que estejamos mais vulneráveis a apanhar gripes e constipações. O site WebMed fez uma selecção de 15 alimentos que pode facilmente introduzir no seu dia-a-dia e estimulam o seu sistema imunitário para que fique mais resistentes a estes vírus.

1. Baga de sabugueiro

Parece uma receita da Idade Média, mas resulta. O fruto em si é rico em antioxidantes, que combatem inflamações mas há mais:estudos comprovam que estas pequenas bagas ‘bloqueiam’ o vírus da gripe. Os cientistas alertam, porém, que ainda têm de ser feitas mais investigações.

2. Cogumelos

Os cogumelos são ricos em nutrientes óptimos para a sua saúde. Para além de antioxidantes, contêm selénio. Quando os níveis de selénio baixam demasiado, temos uma maior probabilidade de apanhar uma gripe mais grave. Podemos ainda encontrar nos cogumelos vitaminas B, como riboflavina e niacina, que fortalecem o sistema imunitário. Estudos feitos em animais comprovam ainda que estes alimentos terão efeitos antivirais, antibacterianos e antitumorais.

3. Bagas de Açaí

Nos últimos tempos, o açaí é um dos alimentos ‘na moda’ das dietas saudáveis, especialmente em sumos ou cereais… E não é por acaso. Ainda que não haja provas de que as suas propriedades sejam ‘curativas’, a sua cor escura indica a elevada presença de um antioxidante, de nome antocianina, que ajuda o corpo a combater o envelhecimento e as doenças. 

4. Ostras

Palavra-chave: zinco. É o elemento responsável por tornar este alimento afrodisíaco e estimulante do sistema imunitário. Os investigadores não sabem explicar porquê mas as ostras têm um efeito antiviral e ajudam a encerrar feridas. 

5. Melancia

É das melhores frutas para se comer no Verão por ser fresca e sumarenta e, para além disto tudo, estar repleta de glutatião, mais precisamente na parte da polpa mais junto à casca. Mais um antioxidante que ajuda o sistema imunitário a combater infecções.

6. Couve

Um alimento barato, que facilmente se encontra no Inverno, e que está cheio de glutamina. Procure adicionar este alimento à sua dieta alimentar, por exemplo, em sopas ou nos refogados. E há muitas variedades de couves.

7. Amêndoas

O trabalho ou as crianças andam a stressá-lo? Coma amêndoas: estão recheadas de vitamina E, riboflavina e niacina. Combinações perfeitas para o stress e para o sistema imunitário. 

8. Toranja

Esta fruta está repleta de flavonóides, um composto natural que promove a activação do sistema imunitário. Caso não seja apreciador de toranja, pode sempre optar por laranjas ou tangerinas.

9. Germen de Trigo

Este pequeno alimento – muitas vezes ignorado – está cheio de nutrientes como zinco, antioxidantes, vitaminas B, fibras, proteínas entre outros. Pode ser utilizado nas suas receitas como substituto da farinha.

10. Iogurte magro

Um iogurte por dia é uma boa maneira de evitar uma constipação. A presença de vitamina D é apenas uma das características fundamentais para combater constipações e gripes.

11. Alho

Melhor do que afastar vampiros, o alho combate directamente a Helicobacter pylori, uma bactéria associada a gastrite, úlceras e cancro do estômago. 

12. Espinafres

Parece que o Popeye tinha mesmo razão. Os espinafres possuem folato, que ajuda o corpo a produzir células novas e a reparar o ADN. São ainda uma boa fonte de fibras, antioxidantes, vitamina C, entre outros. Podem ser comido crus, em saladas, ou cozinhados em sopas, tartes, etc.

13. Chá

Tanto o chá preto como o chá verde têm polifenóis e flavonóides, antioxidantes que potenciam o sistema imunitário, ao combaterem espécies reactivas de oxigénio (tóxicas para o metabolismo normal das nossas células).

14. Batata-doce

Tanto as batatas-doces como as cenouras têm β-carotenos e vitamina A, que têm actividade antioxidante, podendo estar ligadas ao combate ao envelhecimento e reduzir o aparecimento de alguns tipos de cancro.

15. Brócolos

São óptimos para acompanhar carne ou peixe, portanto não há desculpa nenhuma para não os integrar nas suas refeições. Estudos comprovam que estimulam o sistema imunitário dos ratos. Isto para além de conterem vários nutrientes como vitaminas A, C e glutatião.

rita.porto@sol.pt