As operações foram efectuadas através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal em colaboração com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha e Agência Tributária de Espanha, lê-se num comunicado da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Intitulada Cuarzo, a operação decorreu nos dias 14 e 15 de Outubro e traduziu-se na fiscalização de oito empresas dos concelhos de Guimarães e Barcelos. O material contrafeito destinava-se ao mercado espanhol.
Em Espanha, a fiscalização decorreu no mercado "La Pedra", em Vigo, onde foram detidas 50 pessoas e o Corpo Nacional de Polícia apreendeu 20.000 artigos de vestuário, 1.500 maços de tabaco de contrabando, um revólver e 24.000 euros em numerário.
Na véspera das operações, a Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal tinha procedido à execução de doze mandados de busca domiciliários e não domiciliários, também na zona de Guimarães e Póvoa de Lanhoso, tendo apreendido 2.204 artigos de vestuário e calçado, no valor de cerca de 27.000 euros, uma caçadeira, um bastão extensível e 5.900 euros em numerário.
Foi ainda apreendido um sistema de videovigilância, por falta de licenciamento, num estabelecimento de venda de material.
Lusa/SOL