No Itália-Croácia, os homens da casa venciam por 1-0 quando Buffon abordou mal um remate de Perisic. Ao atirar-se para o lado, o guarda-redes demorou a cair e a bola passou-lhe por baixo do corpo. Os croatas garantiram o empate num lance de defesa fácil e continuam na liderança do Grupo H, em igualdade pontual com a squadra azzurra.
Outro peso pesado das balizas que ontem ficou mal na fotografica foi Petr Cech. O agora suplente no Chelsea precipitou-se numa saída da sua zona de acção, na tentativa de interceptar um lançamento lateral para a grande área. Quando deu pelo disparate já os islandeses se tinham adiantado no marcador, com três toques de cabeça que levaram a bola para dentro das redes.
A sorte de Cech e companhia é que ontem era dia de ‘frangos’. E, já depois do golo do empate, o guarda-redes da Islândia, Hannes Halldórsson, teve direito ao seu momento de fama. Traído por um cruzamento que fez a bola desviar num companheiro junto à linha de fundo, esticou o pé e introduziu-a dentro da baliza. 2-1 para a República Checa, que passou a liderar o Grupo A com mais três pontos do que os islandeses.
Por último, no Turquia-Cazaquistão, os anfitriões já venciam por 1-0 quando Burak Yılmaz, o autor do primeiro golo, rematou à figura do guarda-redes. O lance parecia inofensivo, até que Aleksandr Mokin, em vez de agarrar a bola, deixou-a bater nas mãos. O movimento desastrado acabou por fazê-la encaminhar-se para a baliza e a Turquia ficava ainda mais confortável com dois golos de vantagem. O resultado fechou com um 3-1 para os turcos, que somaram a primeira vitória em quatro jogos e estão em maus lençóis para chegarem à fase final em França.