O espaço pretendido pelo jogador do Real Madrid fica mesmo à entrada do porto do Funchal, numa zona de passagem dos milhares de turistas que chegam à Madeira via navios de cruzeiro.
Segundo um edital publicado ontem pela Administração dos Portos da Madeira (APRAM) Cristiano Ronaldo tem “direito de preferência” na utilização do espaço ainda que, nos próximo 30 dias, surjam outros interessados na dita “parcela do domínio público marítimo”.
O requerimento para a exploração do espaço público foi formalizado pela empresa ‘Mussara – Gestão de Espaços e Eventos’, detida em partes iguais pelo craque do Real Madrid e pelo irmão Hugo Aveiro (responsável pelo museu).
O espaço pretendido fica localizada a nascente da Praça do Mar, praça onde, a 21 de Dezembro, será inaugurada uma estátua de Cristiano Ronaldo da autoria do escultor Ricardo Veloza.
Recorde-se que foi há um ano, a 15 de Dezembro de 2013, que o futebolista madeirense abriu o seu museu na Rua Princesa D. Amélia, a pouco mais de 200 metros do local agora pretendido.
Fê-lo num espaço privado pertença do grupo Pestana, com quem Ronaldo tem uma parceria para construir um novo hotel na Madeira.
O grupo Pestana está ainda interessado em explorar, precisamente na Praça do Mar, para fins hoteleiros, um edifício construído por uma sociedade de capitais públicos em regime de concessão por 30 anos.
O Museu CR7 “acolhe já 150 troféus conquistados”. Até agora já foi visitado por mais de 100 mil pessoas.
O chão do museu tem um formato de L e foi pavimentado com calçada portuguesa e decorado com o símbolo CR7. Ao longo da visita podemos observar fotografias emblemáticas da sua carreira, vídeos e uma estátua de cera. No museu estão todos os troféus juvenis e profissionais conquistados ao serviço do Andorinha, Nacional, Sporting, Manchester United e Real Madrid.
As maiores atracções do espaço museológico, para além da estátua de cera que veio de Madrid, são a Bola de Ouro 2008, a Bola de Ouro 2013 e as três Botas de Ouro (2007/08, 2010/11 e 2013/14).
Ontem foi assinado com o União da Madeira um contrato de patrocínio do Museu CR7. Nas próximas três épocas desportivas o União vai ostentar nas camisolas a marca do melhor do mundo.