Partido sensação ‘Podemos’ atravessa o primeiro escândalo

Tania Sánchez, a namorada de Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos, está a ser acusada de ter favorecido uma empresa do irmão quando era autarca de uma localidade nos arredores de Madrid.

Partido sensação ‘Podemos’ atravessa o primeiro escândalo

Segundo o diário espanhol ABC, a autarquia de Rivas Vaciamadrid pagou em 2008 136.851 euros a uma sociedade participada por Héctor Sánchez Melero, irmão da então vereadora da Cultura, por acções de formação e de dinamização cultural.

Esta sociedade, a Aúpa Sociedad Cooperativa Madrileña, está registada na morada onde vive Héctor, relata o ABC. Não existe no entanto qualquer processo judicial em curso.

Pablo Iglesias, actualmente eurodeputado, declarou entretanto que não tem “nenhuma dúvida sobre a honorabilidade de Tania Sánchez” e considerou “machista” o facto de estar a ser questionado pelas acções da namorada, que pertence à Izquierda Unida, e não ao Podemos.

“Trata-se de uma ofensiva da ‘casta’, que pelos vistos está muito preocupada com o que dizem as sondagens”, afirmou Iglesias. O Podemos lidera neste momento as sondagens em Espanha, ameaçando pôr termo ao bipartidarismo do PP e do PSOE.