Família real britânica fixa ‘dress code’ para jornalistas

A partir de agora os jornalistas que acompanharem quaisquer membros da família real britânica, quer na cobertura de compromissos reais no Reino Unido, quer em deslocações ao estrangeiro estão proibidos de usar calças de ganga e ténis. 

Aliás, de acordo com um comunicado publicado no site oficial da família real britânica é estabelecido que os homens deverão usar «fato e gravata» e as mulheres devem vestir «saia ou calças sociais».  

O objectivo desta medida imposta pela família real é «respeitar os convidados da rainha e outros membros da monarquia britânica». E de acordo com o mesmo comunicado «os que usarem jeans ou calçarem ténis não serão admitidos e aos profissionais dos media que optarem por se vestir informalmente será recusada a entrada nos eventos».

Esta medida vai ser posta em prática já na deslocação oficial dos príncipes William e Kate aos Estados Unidos e já houve várias manifestações de indignação por parte dos repórteres norte-americanos que vão acompanhar esta visita a 7 e 8 de Dezembro.

Já aos repórteres fotográficos é deixado o ‘aviso’ de que estão proibidos de tirar fotografias aos duques de Cambridge «enquanto estes tiverem comida ou um copo na mão e ainda enquanto estiverem a comer». A excepção é só mesmo a do momento em que ocorra algum brinde real.

sofia.rainho@sol.pt