Lisboa comemora amanhã Dia da Independência

A Câmara de Lisboa celebra amanhã o 374º aniversário do Dia da Independência, com iniciativas populares em vários pontos da cidade a evocar momentos-chave do percurso da história colectiva do país, a propósito da Restauração da Independência em 1640.

O programa começa pelas 10h30, nos Restauradores, com a cerimónia oficial de homenagem aos Heróis da Restauração, com a presença de António Costa, a que se seguirá, pelas ruas de Lisboa, o itinerário Dia da Independência, com alunos das escolas públicas da cidade e a banda Tocá Rufar.
 
Ao longo do percurso haverá leituras dramatizadas de cenas fulcrais da História de Portugal e a entoação do Hino da Cidade e do Hino Nacional pelo Regimento dos Sapadores Bombeiros.
  
O itinerário iniciar-se-á no  Largo de São Domingos , para a Aclamação de D. João I  em 1383, seguirá pelo  Terreiro do Paço (Aclamação de D. João IV), pelo  Cais do Sodré (Embarque de Junot) e pela Praça Luís de Camões , onde será recriado o Ultimatum de 1890
 
Trânsito condicionado
 
No âmbito destas comemorações, o trânsito estará condicionado., informou a Câmara de Lisboa em comunicado. Assim, a partir das 9h serão encerradas as vias centrais dos Restauradores, mantendo-se a circulação nas vias laterais. Às 10h30, a circulação nesta praça ficará totalmente inviabilizada, durante cerca de cinco minutos, enquanto for entoado o Hino Nacional.

sonia.balasteiro@sol.pt