Os portugueses voltaram em força à compra de carros novos e Novembro não foi excepção. As vendas do mês passado cifraram-se em 14.674 unidades, das quais 14.230 eram ligeiros. O aumento, de 33,7% face a Novembro de 2013, está abaixo da média de crescimento deste ano, mas não deixa de ser um reforço grande nas vendas. Dos 156.351 veículos que já foram vendidos este ano, mais 37,3% do que nos 11 meses equivalentes de 2013, 130.887 eram ligeiros.
Segundo os números divulgados esta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal – ACAP, também os comerciais ligeiros (22.525 unidades este ano, mais 55%), e os pesados (2.939, mais 44,4%) mantêm bons resultados de vendas este ano em Portugal.
Quanto às marcas mais vendidas, o pódio dos ligeiros de passageiros continua liderado pela Renault (14.920 unidades, 1.364 em Novembro), seguida da Volkswagen (12.717 e 1.252, respectivamente) e pela Peugeot (11.930, 1.136). A lista dos ‘10 mais’ continua com BMW, Mercedes-Benz, Opel, Audi, Citroën, Nissan e Seat (todos com vendas abaixo dos 10 mil que só os três principais ultrapassam).
Quase todas as marcas de automóveis à venda em Portugal, sejam as de luxo ou as de veículos mais acessíveis, aumentaram as vendas este ano. As excepções são a Smart (com novos modelos à venda agora), a Alfa-Romeo, a Lancia, a Chevrolet, a Jaguar e a Suzuki. A melhor subida do ano foi registada pela Dacia, que passou de 1.512 unidades até Novembro de 2013 para 3.123 veículos nos 11 meses já concluídos deste ano.
Em comunicado, a ACAP lembra, no entanto, que as vendas de automóveis continuam abaixo dos anos anteriores a 2011, período a partir do qual a crise económica nacional e internacional passou a ser sentida no sector dos automóveis em Portugal.