Madeira: Quem passa à segunda volta?

PSD-M vai a votos na próxima sexta-feira. Dos seis candidatos, apenas Miguel Albuquerque é dado como certo na segunda volta. Será acompanhado por um de dois governantes regionais apoiados por Jardim.  

Miguel Albuquerque
É um quadro do PSD-M desde o tempo da JSD. Advogado de profissão, assumiu a presidência da Câmara do Funchal em 1994 e só a deixou em Outubro de 2013. Em Novembro de 2012, protagonizou uma disputa histórica na corrida à liderança do PSD-M: perdeu por poucos votos para Alberto João Jardim que nunca lhe perdoou a afronta. Tem o apoio, entre outros, do 1.º presidente da Assembleia Regional, Emanuel Rodrigues, e do presidente da maior junta de freguesia da Madeira (Santo António), Rui Santos.

João Cunha e Silva
Vice-presidente do Governo Regional, é filho de um histórico dirigente do PSD-M. Passou pela JSD e foi deputado na Assembleia Regional. É o 'pai' da versão actual do Estatuto Político-Administrativo da Madeira. Conta, entre outros, com o apoio de dois secretários regionais (Francisco Jardim Ramos e Jaime Freitas), da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar,  do ex-eurodeputado Nuno Teixeira, do fundador do PSD-Madeira Henrique Pontes Leça e de vários antigos deputados e autarcas.

Manuel António Correia
É secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais.  Advogado, cedo enveredou pelo funcionalismo público. Foi presidente do Instituto de Habitação antes de ser chamado ao Governo. Antes de Cunha e Silva entrar na corrida, teve o apoio expresso de Alberto João Jardim. Conta com o apoio de dirigentes rurais com influência sobretudo junto das Casas do Povo, que tutela, e, no Funchal, tem o apoio do histórico militante e ex-presidente da Câmara do Funchal Virgílio Pereira.