Regra geral, este filme conhecido acaba em ressaca. E em arrependimento, com amigos, familiares e colegas de trabalho a observarem, comentarem e partilharem as imagens do seu rosto alcoolizado.
A boa notícia é que o Facebook está a trabalhar num filtro que poderá evitar este embaraço. Uma espécie de assistente virtual que reconhecerá que determinada foto será provavelmente fruto de uma noite eufórica e perguntará ao utilizador se acha boa ideia publicá-la. A ideia foi revelada à Wired por Yann LeCun, investigador de inteligência artificial da Universidade de Nova Iorque e actual responsável pelo laboratório do Facebook para esta área.
Esta funcionalidade é apenas uma entre várias que o departamento de inteligência artificial está a desenvolver, e que segundo o Facebook visam dar maior controlo aos utilizadores sobre o que ‘postam’ online, apesar dos críticos considerarem que poderá ser apenas mais uma forma de estudar o público e melhor dirigir a publicidade aos consumidores.
Para já, o melhor é adoptar a mesma táctica utilizada para evitar acidentes de trânsito ao final da noite – ter um amigo sóbrio sempre à mão. Ou não beber demasiado.