Buena Vista Social Club

Saúdo o restabelecimento de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, que estavam cortadas há mais de 50 anos.

Espero, também, que este seja o início do fim do embrago que proíbe a venda de produtos norte-americanos em Cuba. O embargo é uma arma de propaganda para o regime cubano, mas é, na prática, inútil, pois pode ser contornado através do recurso a intermediários, como empresas mexicanas. Os produtos americanos acabam por chegar a Cuba, embora mais caros, pois os intermediários têm que ter os seus lucros. Enfim, chegam quase todos. Nunca bebi Coca-Cola em Cuba.

Cuba é uma terra estranha. É uma ditadura onde não existe liberdade de expressão, pelo que os cubanos são naturalmente cautelosos a discutir política com estranhos. Ao mesmo tempo, essa ditadura tem algo a declarar a seu favor, nomeadamente mos aspectos sociais.

As necessidades materiais estão asseguradas a um nível básico. Mesmo assim, a generalidade da população cubana vive pobremente.

Onde Cuba é uma surpresa completa e positiva é na educação e sofisticação da sua população. Por alguma razão, há médicos cubanos a trabalhar em Portugal. Segundo as estatísticas da organização mundial de saúde, os cubanos não morrem de doenças tropicais, morrem sobretudo das doenças que matam os cidadãos de países economicamente mais desenvolvidos.

A vida cultural em Cuba também surpreende pela sua riqueza, como se exemplifica pelo disco de 1998 cujo nome dá o título a este artigo, e que foi um inesperado sucesso, por ser diferente e belo.

Uma última nota: aquelas praias devem ser as melhores do mundo. Se gosta de praia, e puder viajar até Cuba, não hesite e vá. E seja generoso a dar gorjetas.