8 formas de evitar a ‘ansiedade alimentar’ no Natal

O Natal está mesmo aí à porta. E com ele vêm também os sonhos, as rabanadas, o peru, o bacalhau, o Bolo Rei e toda uma série de guloseimas que nos fazem salivar ainda mais do que no resto do ano.

Mas com tantas tentações, surgem também as preocupações. O medo de engordar e cometer alguns excessos é tal, que muitas pessoas entram num estado de ansiedade e já não sabem o que comer nem como controlar o peso.

Este alerta – dado pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas – deve ser tido em conta, de forma a evitar desilusões e consequência mais graves para a saúde.

“O ideal durante estas épocas de festa é tentar manter o equilíbrio entre a vontade de ingerir as tradicionais e deliciosas iguarias e a necessidade de as ingerir. Em momento algum devem deixar que a ansiedade do aumento de peso lhes tire o prazer de comemorar esta época em família”, afirma Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade.

Segundo a mesma especialista, existem algumas formas de contornar o problema, comendo o que lhe dá prazer, mas evitando os excessos:

– Ter atenção às porções;

– Evitar estar mais de três horas sem comer;

– Beber água ou infusões sem açúcar entre as refeições;

– Trocar as natas por iogurte natural;

– Usar apenas as claras dos ovos;

– Dar prioridade à farinha integral e a alimentos magros.

Mas o problema não acaba depois de dia 25 de Dezembro. Existe um prazer chamado ‘restos’. Para lidar com estes pequenos ‘inimigos’, Ana Rita Lopes dá dois conselhos:

– Optar pela congelação de refeições;

– Distribuir os alimentos pelos convidados.

joana.alves@sol.pt