5 teorias sobre o que aconteceu ao avião da AirAsia

A televisão norte-americana SkyNews falou com especialistas em aviação para determinar o que pode ter acontecido ao voo QZ8501, que desapareceu, este domingo, em rota da Indonésia para Singapura, com 162 pessoas a bordo.

5 teorias sobre o que aconteceu ao avião da AirAsia

1. Falha Mecânica

O modelo do avião desaparecido, o A320, tem um registo de segurança elevado, tendo sofrido apenas 26 quedas desde que começou a voar, em 1988. Segundo o especialista Gideon Ewers, essas quedas não foram provocadas devido a problemas mecânicos do avião.

2. Atingido por uma tempestade

Antes de desaparecer dos radares, o piloto do avião pediu para desviar o plano de voo por causa do mau tempo. O especialista Mike Vivian afirmou que as tempestades podem estender-se, em altura, por vários metros e as nuvens de trovoada podem danificar gravemente um aparelho.

Estas condições atmosféricas, porém, não são fora do vulgar naquela zona e os pilotos estão habituados a voarem sob essas condições.

Para Vivian, porém, é pouco provável que o mau tempo esteja na origem do desaparecimento do voo QZ8501.

3. Congelamento dos avisos de sustentação

Devido ao frio, os avisos que alertam para a velocidade mínima de sustentação do avião podem ter congelado, causando a queda do aparelho, refere o piloto Ray Karam Singh, que costuma fazer a mesma rota do avião desaparecido.

Segundo Singh, o piloto pode ter tentado aumentar a altitude do avião para evitar as condições meteorológicas, mas com isso, ainda ter piorado a situação.

Para este piloto, esta é uma teoria mais plausível do que a hipótese de tempestade.

4. Acto deliberado

Os pilotos mantiveram o contacto com o controlo aéreo até ao último minuto e, para o editor de segurança do site sobre aviação, Flight Global, algo tê-los-á distraído, impedindo-os de continuar a comunicar.

“Não sabemos o que aconteceu e não parece que tenha sido um acto deliberado”, afirma Learmount, que descarta, ainda a possibilidade de acto terrorista.

5. Erro do Piloto

O dono da AirAsia, Tony Fernandes, disse que o piloto do avião tinha mais de 20 mil horas de experiência de voo, sete mil das quais ao serviço da sua companhia aérea.

Os especialistas em aviação atestam a experiência do piloto, acrescentando que este estaria mais do que habitado a fazer aquela rota.