Conchita Wurst, a diva barbuda, quer conhecer o homofóbico Vladimir Putin

O vencedor do Festival Eurovisão 2014 declarou que gostaria de visitar a Rússia e ter a oportunidade de passar algum tempo com o Presidente Vladimir Putin, para o tentar compreender.

“O que significará ser Vladimir Putin? Sob que pressão estará ele?”, declarou Thomas Neuwirth (o verdadeiro nome de Conchita) em entrevista ao jornal austríaco Kurier, aludindo à publicamente conhecida intolerância do líder russo e do seu regime em relação aos homossexuais.

Conchita, alter-ego de Thomas que triunfou no principal concurso europeu de música popular, referiu na mesma entrevista que o facto de ter um grande número de fãs na Rússia demonstra que “muitos russos não concordam com as decisões do seu Governo”.

A Rússia criminalizou recentemente o que considera ser a ‘promoção do estilo de vida gay’ – algo que, conforme a interpretação das autoridades, pode abranger toda e qualquer demonstração pública de afecto entre pessoas do mesmo sexo. Os homossexuais russos enfrentam ainda elevados índices de violência e descriminação, não encontrando apoio junto das forças da lei.