AirAsia: 16 corpos resgatados

Foram recuperados 16 corpos nas operações de busca pelo avião da AirAsia, que se despenhou no domingo com 162 pessoas a bordo, no Mar de Java.

AirAsia: 16 corpos resgatados

A maioria dos cadáveres foram recuperados por um navio norte-americano. Oito foram transportados para Surabaia, na ilha de Java, onde foi montado um centro de operações e onde se encontra a maioria dos familiares, dois estão na ilha de Bornéu e seis em barcos, refere a Lusa. Quatro corpos já foram identificados e devolvidos às famílias.

A Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia espera que o aparelho, caso se encontre intacto, contenha a maioria dos corpos dos passageiros e membros da tripulação. Os destroços deverão ajudar a perceber o que terá acontecido quando o avião se despenhou.

Cerca de 30 barcos e 17 aviões dos EUA, Austrália, Singapura, Malásia e China participam nas buscas pelas caixas negras, que contêm informações cruciais como a temperatura do aparelho, a velocidade horizontal e vertical, conversas entre os pilotos e outros sons provenientes do avião.

“Vamos focar-nos nas buscas subaquáticas”, afirmou Henry Bambang Soelistyo, responsável pelas buscas. 

O voo QZ8501 partiu do aeroporto internacional de Juanda, em Surabaia, no leste de Java, às 05h20 (21h20 de sábado em Lisboa) e deveria ter chegado a Singapura às 08h30 (00h30 em Lisboa). Transportava 155 passageiros (138 adultos, 16 crianças e um bebé) e sete membros da tripulação.

O piloto pediu à torre de controlo na Indonésia para virar ligeiramente à esquerda e subir de altitude para evitar uma tempestade, antes de perder a comunicação

Este é o terceiro de três grandes incidentes a envolverem companhias aéreas da Malásia em 2014.

*com AP e Lusa