Os 40 sismos, "todos de baixa magnitude", foram registados entre a meia-noite e as 20h00 locais de ontem (uma hora mais em Lisboa), segundo a informação divulgada pelo CIVISA.
Esta "actividade sísmica acima dos valores normais" tem o epicentro situado entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, no concelho da Povoação.
O sismo mais forte ocorreu às 08h44 locais e, como o CIVISA e a protecção civil dos Açores haviam já divulgado, teve magnitude 2.0 na escala de Richter e foi sentido nas Furnas com "intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada)".
"Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W [oeste] do vulcão das Furnas", revela ainda o CIVISA.
Não há, até agora, registo de quaisquer danos relacionados com estes sismos.
A protecção civil dos Açores já tinha alertado hoje para a "actividade sísmica" que está a registar-se perto das Furnas.
"O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário", disse a protecção civil, num comunicado, lembrando que, em caso de sismo, é necessário "manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas" e "estar atento às informações e indicações da protecção civil e forças de segurança".
Lusa/SOL