O prémio, de 25 mil euros, distingue o chefe de missão diplomática que se tenha destacado no apoio à internacionalização de empresas portuguesas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.
O júri foi presidido pelo embaixador António Monteiro, contando ainda com Bruno Bobone, presidente da CCIP e da Confederação Internacional dos Empresários Portugueses, e com Miguel Horta e Costa, presidente da comissão executiva da CIEP e vice-presidente da CCIP.
O prémio será entregue amanhã no auditório do Museu do Oriente, num Seminário Diplomático promovido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, com a presença de Rui Machete. “Este prémio é um reconhecimento efectivo do trabalho fundamental da diplomacia económica desempenhado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, representado pelas embaixadas e consulados espalhados pelo mundo”, sublinha Bruno Bobone.
O embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Ribeiro Telles, foi o diplomata distinguido na primeira edição do prémio em 2013.