O “consenso orçamental” permite a verdadeira escolha: que tipo de Estado queremos?
O governador do Banco de Portugal considera que a manutenção das taxas de juro será “determinante” para baixar a inflação.
O antigo secretário de Estado da Economia, que abandonou o cargo em incompatibilidade com o ministro Costa Silva, esteve na última reunião do IPCEI, que se realizou no dia 5 de outubro.
Economista Nuno Alvim questiona se o país conseguirá deixar de ser recetor de fundos da UE em 2043.
As opiniões dividem-se quanto a um novo aumento das taxas de juros. A ameaça de recessão da economia europeia poderá ditar um novo caminho, mas poderá não ser suficiente para Largarde mudar a orientação e avançar para um novo aumento de 0,25%. As famílias portuguesas vão ter a vida ainda mais complicada.
As taxas de juro continuam a subir e os empréstimos de crédito à habitação caíram pela primeira vez em anos. O que levou a esta queda e o que esperar daqui para a frente? Mediadoras explicam.
André Gomes reconhece que este verão há menos portugueses na região e diz que ‘é reflexo da situação económica do país’. Uma questão a que tem de ser dada atenção, mas recusa alarmismos e lembra que ‘o Algarve está logo ali’.
O economista Nuno Alvim questiona se o país conseguirá deixar de ser recetor de fundos da UE em 2043. Oiça o podcast Pensar Amanhã.
Pode ser considerado um investimento rentável, mas também apresenta um nível de risco elevado. O mercado da arte não substitui os investimentos financeiros tradicionais, já que apresenta características muito diferentes, no entanto, poderá complementar. Tenha em conta as falsificações.
Luís Pedro Martins defende que a verba destinada à promoção do país deveria ser reforçada e lamenta que ‘um setor que gerou 21 mil milhões de euros’ no ano passado continue ‘com orçamentos como tinha há mais de dez anos’. E dá o exemplo da Galiza, que tem 16 milhões para gastar, enquanto ‘nós não…