BES: Presidente da KPMG é ouvido na quarta-feira

O presidente da KPMG Portugal e KPMG Angola, Sikander Sattar, vai ser ouvido na quarta-feira à porta fechada na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), aprovaram hoje os parlamentares da comissão.

O "segredo bancário num Estado não nacional", Angola, justificou o pedido do responsável da auditora, declarou o presidente da comissão, Fernando Negrão (PSD), pedido esse aceite pelos deputados de todos os partidos.

"Será nesses termos [à porta fechada] que será realizada amanhã a audição", sublinhou Negrão.

Sikander Sattar será ouvido na quarta-feira pelas 16h00 enquanto presidente da administração da KPMG Angola, depois de ter já sido escutado na comissão como responsável da auditora em Portugal.

Hoje foi ouvida Isabel Almeida, antiga directora financeira do BES, numa audição que arrancou cerca das 09h00, foi interrompida pelas 13h30 para almoço, retomando uma hora depois e finalizando pelas 16h00.

Pelas 16h15 começou a ser ouvido no parlamento António Souto, ex-administrador do BES.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de Novembro passado e tem um prazo total de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa/SOL