É verdade que o músico norte-americano não esteve parado depois de “The Age of Adz” (2010), marcando presença discográfica com uma colectânea com canções de Natal (“Silver & Gold”), um álbum com o seu projecto paralelo Sisyphus, uma banda sonora para ballet e outra para um documentário sobre ‘rodeo’. Mas é com outro alento que sabemos agora que o próximo lançamento do multinstrumentalista é em nome próprio e fiel ao seu percurso a solo.
Intitulado “Carrie & Lowell” (o nome da mãe e do padrasto do músico), as canções do longa-duração são conhecidas no dia 30 de Março. De acordo com um comunicado de impressa da editora Asthmatic Kitty, as 11 canções são sobre “vida e morte, amor e perda, e a luta do artista em dar sentido à beleza e à feiura do amor”. A par disso, adianta o documento, é certo o regresso de Sufjan às suas raízes folk, quebradas apenas com “The Age of Adz”, onde se aventurou por sonoridades mais psicadélicas.
Para trás parece estar de vez a ambição de fazer um disco por cada estado norte-americano, projecto iniciado em 2003 com “Michigan” e reforçado em 2005 com “Illinois”, aquele que é considerado por muitos a sua obra-prima. Pelo trailer que já disponibilizou de “Carrie & Lowell”, não sendo ainda conhecido nenhum single do registo, é possível adivinhar uma aproximação às sonoridades da saga conceptual de 2005. Se assim for, a qualidade do trabalho está mais do que garantida.