6 dicas para comer de maneira saudável em restaurantes

O drama da maioria das pessoas que gosta de ir jantar fora e quer manter a linha é não saber como escolher os pratos menos calóricos ou até os mais saudáveis.

Para o ajudar, o site da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey pediu ao especialista da Food and Brand Lab da Universidade de Cornell, Brian Wansink para dar alguns conselhos sobre como escolher pratos de maneira racional:

Evitar a leitura na diagonal

Uma vez que a maior parte das pessoas lê os menus dos restaurantes na diagonal – e os donos dos restaurantes sabem isso -, os pratos mais apetecíveis são normalmente dispostos tendo em conta este factor. “A comida saudável está normalmente disposta de uma maneira mais discreta”, refere Wansink. Isto é, precisamente no sítio onde é menos provável que olhe.

Há palavras que também têm calorias

O especialista analisou vários menus, descrições dos pratos e as calorias de cada um e chegou à conclusão que aqueles que têm no nome palavras como ‘estaladiço’ ou ‘crocante’, têm em média mais 130 calorias do que os pratos sem qualquer adjectivo nas suas descrições. O mesmo aconteceu com o ‘marinado’: esses pratos têm mais 60 calorias.

Verifique o seu instinto

Quando está indeciso entre uma salada ou um bitoque com batatas fritas, não tome nenhuma decisão imediata. Pense na pessoa mais saudável que conhece e questione-se: O que é ela pediria? E opte por esse tipo de comida. Segundo um estudo, ainda por publicar, de Wansink, tanto os adultos como as crianças fazem melhores escolhas alimentares quando põe esta ideia em prática.

Cede facilmente à tentação?

Se é daquelas pessoas que perde a cabeça assim que olha para o menu de um restaurante e não consegue fazer uma escolha racional com tantos pratos deliciosos ‘à sua frente’, então nem sequer pegue no menu. Pergunte antes ao empregado de mesa quais são os pratos mais leves da casa ou que pratos recomendaria para uma pessoa que está com pouca fome. E nem fale na questão ‘saudável’ porque a maioria irá dizer-lhe para comer uma salada.

A eterna questão do 'couvert'

Sabe aquele pão delicioso que a maioria dos restaurantes põe automaticamente na mesa? Se não conseguir mandá-lo para trás – que é o ideal – não ponha manteiga no pão. É preferível molhá-lo em azeite, como alguns estabelecimentos italianos fazem: tem menos 19% de gordura.

Não tenha vergonha de fazer pedidos

Está com vontade de comer costeletas mas o restaurante só tem as tem fritas. Por que não perguntar se é possível grelhá-las? Não perde nada em perguntar.