Só o BE vai à campanha de Tsipras

Líder do Syriza vai receber na Grécia dirigentes do BE. Louçã e restantes partidos da esquerda radical não voam até Atenas.

Só o BE irá estar presente na recta final da campanha para as legislativas antecipadas da Grécia, de dia 25. A provável vitória do Syriza, liderado por Alexis Tsipras, levou os bloquistas a mobilizarem as tropas. Marisa Matias, eurodeputada, e Catarina Martins, porta-voz do BE, já confirmaram a sua presença no comício de encerramento, de hoje a uma semana, na capital helénica, ao lado de Tsipras e de Pablo Iglesias, do Podemos (Espanha), ou de Gerry Adamsm, do Sinn Féin (Irlanda).

Nem o Livre, nem a plataforma Tempo de Avançar, onde se inclui a Fórum Manifesto de Ana Drago e Daniel Oliveira, ou o ‘Juntos Podemos’, fundado por Joana Amaral Dias e Carlos Antunes, irão estar representados em Atenas nos últimos dias de campanha do partido de extrema-esquerda que nasce da união de várias forças políticas – segundo apurou o SOL. Francisco Louçã, amigo e consultor de Alexis Tsipras para o programa de Governo, também estará ausente.

A extrema-esquerda europeia, sobretudo a Sul, não quer ouvir falar de outro resultado que não seja a vitória do Syriza. A esperança na renegociação das dívidas soberanas dos países a Sul, alguns intervencionados como Portugal e Grécia, ganhou novo élan à medida que o discurso – e as propostas – contra a austeridade convenceram 30% dos eleitores, segundo as sondagens na Grécia.

Entre o Porto e Barcelona

O próximo fim-de-semana político será, por isso, intenso para a esquerda. No Porto, o BE vai reunir as suas jornadas parlamentares (22 e 23). Inicialmente previstas para a Madeira – que deverá ir a votos no mês de Abril, após a demissão de Alberto João Jardim do Governo –, os bloquistas acabaram por deslocar o encontro para o Porto por causa das eleições gregas. O BE acredita que o resultado do Syriza na Grécia será essencial para arrepiar caminho rumo às legislativas deste ano em Portugal e para evitar perder deputados na sua bancada.

Em Barcelona, há outro foco de atenção. Do Fórum Europeu do Sul, a 23 e 24, sairá a Declaração de Barcelona dos partidos de esquerda, onde se incluiu o Syriza de Alexis Tsipras, contra a austeridade e pela renegociação das dívidas soberanas. Rui Tavares, do Livre, e Marisa Matias, do BE, deverão estar presentes.

ricardo.rego@sol.pt