Com a segunda estrela Michelin ganha no final do ano passado, não é de admirar que José Avillez e o seu Belcanto se tenham sagrado os grandes vencedores na categoria ‘10 preferidos do Mesa Marcada’. Já o prémio ‘Destaque do Ano’ foi directamente para o Norte, para Pedro Lemos que este ano também foi agraciado com uma estrela pelo famoso guia francês. Este chefe que dá nome ao restaurante, subiu ainda 16 lugares no ranking do Mesa Marcada, em apenas um ano. Finalmente, na categoria ‘Mesa Diária’ foi André Magalhães o grande vencedor graças ao projecto A Taberna das Flores, em Lisboa
A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar em Lisboa, no Vestigius Wine & Gin Bar, pelo segundo ano consecutivo. É também desde 2013 que Duarte Calvão e Miguel Pires, os autores deste blogue de gastronomia, divulgam publicamente os resultados dos ‘10 restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada’. Os vencedores são apurados depois de um painel de 90 jurados – entre chefes de cozinhas, jornalistas, bloggers, críticos e gastrónomos de Norte a Sul do país – votar em cada uma das categorias.
No top 3 dos restaurantes está então o Belcanto (Lisboa), o Ocean (Porches) e o São Gabriel (Almancil). Quanto aos chefes, o ouro foi para José Avillez (Belcanto), a prata para Leonel Pereira (São Gabriel) e o bronze para Vicent Farges (Fortaleza do Guincho).