Além disso, nestas plataformas, a conta do utilizador está muitas vezes vinculada a um cartão de crédito, pelo que se torna num alvo apetecível para os cibercriminosos.
Nos últimos dias, mais de 1800 contas e passwords do jogo Minecraft foram publicadas num documento de texto na Internet à vista de toda a gente. O editor do jogo já confirmou a notícia e pediu aos seus utilizadores que mudem a password, tendo paralelamente explicado que os seus servidores não foram propriamente atacados, mas sim que os cibercriminosos tinham usado métodos como o phishing para deitar a mão às credenciais de acesso, como explica a Kaspersky em comunicado.
Embora desta vez não tenham sido muitos os utilizadores afectados, certo é que são já muitos os casos de jogos e plataformas a sofrerem ataques por parte de cibercriminosos. Tanto a plataforma da Sony, a Playstation Network, como a rede Xbox Live sofreram ataques de denegação de serviço a 25 de Dezembro do ano passado, aproveitando o facto de muitos utilizadores se prepararem para estrear as suas recém oferecidas consolas.
A possibilidade de jogar a partir de qualquer tipo de dispositivos, como tablets e smartphones, também veio ampliar o perfil dos jogadores. Adolescentes e crianças cada vez mais pequenas utilizam os dispositivos dos pais para usar jogos populares como o Minecraft, Angry Birds ou Clash of Clans.
A maioria dos jogos mais populares é gratuita e, embora alguns tenham versões pagas, os seus editores obtêm normalmente as suas receitas da venda das actualizações ou de artigos premium para os seus jogos, pelo que é potencialmente perigoso deixar uma criança jogar num dispositivo que tenha associado um número de cartão de crédito. Outro problema, advém do facto de mutios jogos incorporarem salas de chat.
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