A playlist de Alexandra Ho* #14

Damon Albarn é um dos meus heróis musicais. Acompanho a sua carreira desde a adolescência, quando ele criou os Blur. Depois, apaixonamo-nos ao mesmo tempo por Marrocos e pelo Mali. Foi incrível viver o meu despertar por África e, no mesmo compasso, receber dos Blur “Think Tank” (gravado em Marrocos) e “Mali Music”, disco que o britânico…

À kora de Toumani Diabaté, acrescentei devoção por Amadou & Mariam, Rokia Traoré, Ali Farka Touré, Salif Keita e foi com emoção que, em 2012, vi o Africa Express, concerto que Damon montou em Londres com uma dezenas de amigos africanos, entre eles, alguns dos nomes que citei. 

Na semana em que Jamie Hewlett confirmou o regresso dos Gorillaz, resolvi revisitar a obra de Damon Albarn, que além dos Blur e das investidas em África, passa por discos a solo, trabalhos para peças de ópera e por bandas como, lá está, os Gorillaz e The Good, The Bad and The Queen.

alexandra.ho@sol.pt

* Alexandra Ho é a jornalista que trata temas de música no SOL. À sexta-feira apresenta uma banda-sonora para o fim-de-semana, para ouvir as vezes que apetecer.