Frio deixa Portugal em alerta até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até domingo o aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, emitido para os 18 distritos de Portugal continental devido ao tempo frio.

De acordo com a informação publicada na página da Internet do IPMA, todos os distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas até às 08:00 de domingo.

Anteriormente, o IPMA tinha colocado o continente sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado.

O IPMA emite um aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

A previsão do estado do tempo para hoje no continente é de continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade a partir da manhã, gradualmente de norte para sul.

Estão também previstos aguaceiros fracos e dispersos, mais prováveis a partir da tarde, que serão de neve acima de 600/800 metros de altitude, baixando temporariamente a cota para os 400 metros nas regiões norte e centro.

O IPMA prevê também vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas e acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 4 e os 12 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 1 e 10, em Vila Real, Viseu e em Bragança entre -2 e 6, na Guarda entre -4 e 6, em Castelo Branco e Portalegre entre -1 e 9, em Coimbra entre -1 e 9, em Évora e Beja entre 0 e 11, e em Faro entre 4 e 14.

Lusa/SOL